top of page

Arquitetura Aberta inova em Pernambuco

Dezembro, 2019

​

O projeto Arquitetura Aberta inovou ao implementar, em Pernambuco, uma metodologia, sem precedentes, de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). No primeiro semestre deste ano, o Arquitetura Aberta levou ao Habitacional Padre José Edwaldo, em Recife-PE, técnicos para elaborarem projetos de arquitetura de interiores e de áreas comuns externas com o objetivo de requalificar e melhorar a moradia das 192 famílias lá residentes.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

A assistência provida, entretanto, não se limitou aos projetos arquitetônicos. Além da Arquitetura, sua metodologia prevê dois outros pilares: Sustentabilidade e Comunicação, que se concretizam por meio de oficinas e palestras. São esses três elementos que fazem da iniciativa uma proposta inovadora. As atividades ofertadas ao habitacional englobaram oficinas de desenvolvimento de habilidades e aquisição de conhecimentos específicos, palestras sobre qualidade de vida e oficinas de vídeo e fotografia com crianças e adolescentes da comunidade.

​

A realização do projeto como um todo, contou com uma equipe multidisciplinar e com inúmeros parceiros, sem os quais, segundo a arquiteta Carmen Cavalcanti, não seria possível tirar a ideia do papel. Ela também ressalta que a execução da metodologia Arquitetura Aberta só foi possível, em 2019, pela oportunidade que a equipe teve de vencer o edital do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE) direcionado à elaboração de projeto de arquitetura de interiores e de área externa para o Conjunto Habitacional Padre José Edwaldo Gomes. "Oportunidades como essa são importantíssimas para melhorar a moradia de centenas de famílias no Brasil", conclui Carmen.

​

Em 2020, um novo projeto será executado no Recife. Dessa vez, os beneficiários fazem parte da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) João de Barros. Com os mesmos pilares que compõem a essência do Arquitetura Aberta, a equipe do projeto já se prepara para atuar com a mesma qualidade de 2019.

​

As mudanças nas atividades ofertadas serão feitas de acordo com as demandas da comunidade. "Atuaremos junto com os moradores, ajustando as ações de acordo com as necessidades deles, mas a essência da metodologia será a mesma", afirma a arquiteta Marina Loureiro, que faz parte da equipe técnica. As atividades estão previstas para começar na segunda quinzena de janeiro.

​

Prêmios – O Arquitetura Aberta fechou o ano de 2019 com duas conquistas que representaram reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante o ano. Foi finalista do Prêmio Brasil Criativo, sendo considerado um dos três melhores projetos na categoria Arquitetura, e vencedor do Prêmio Luis de la Mora como melhor proposta para atendimento da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) João de Barros, em Santo Amaro, Recife-PE.

48446641436_e014648a81_c.jpg
bottom of page